Santa Catarina, 13 de Novembro de 2025
Notícias:
|
» Especialistas apresentam andamento do Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga em Concórdia e Seara Especialistas, usuários de águas e representantes da sociedade em geral participaram na quinta-feira (10) de um encontro regional promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), nos municípios de Concórdia e Seara, para conhecer o andamento do Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga. O plano tem o objetivo de realizar um amplo diagnóstico participativo da situação atual e futura das águas da bacia e conhecer as disponibilidades hídricas para estabelecer prioridades, metas e estratégias de ações que possibilitem uma gestão integrada e participativa dos recursos hídricos em curto, médio e longo prazos.
Os dados apresentados durante o encontro fazem parte da segunda etapa dos estudos para elaboração do plano estratégico. Os participantes puderam reconhecer alguns pontos importantes da problemática da bacia, identificados na fase de diagnóstico.
Para o representante da SDS e coordenador do plano, Guilherme Miranda, esta etapa configura no levantamento das demandas hídricas oriundas do cadastramento dos usuários de água e análise da disponibilidade hídrica da região. “Foi levantada a demanda, a oferta e estamos apresentando agora à população o balanço hídrico de toda bacia do Rio Jacutinga e sua contíguas que existem aqui”, explicou.
Segundo o secretário-executivo do Projeto Microbacias 2, Athos de Almeida Lopes, este é um trabalho importante para o desenvolvimento da agricultura familiar. Para ele, o número de usuários cadastrados na região, cerca de 800, precisa aumentar. “Só assim poderemos entender o que gastamos, produzimos, a qualidade da água utilizada e quais as políticas públicas necessárias para melhor preservar a água na Bacia Jacutinga”, ressaltou.
Para o prefeito de Concórdia, João Girardi, o encontro possibilitou estudar as ofertas da bacia e como garantir o desenvolvimento sustentável na região. “Precisamos conhecer a realidade desta bacia e buscar e ações integradas junto ao poder público, iniciativa privada e sociedade”, apontou o prefeito.
Para a prefeita de Seara, Laci Grigolo, apesar de viver em um país rico em recursos hídricos, ações e políticas públicas são necessárias nesta área para garantir um uso consciente. “Os estudos, planos e os comitês são essenciais para conhecermos a utilização da água. Estes resultados irá ainda nos auxiliar na elaboração do plano específico de saneamento básico de Seara, lei a qual já foi aprovada pela Câmera de Vereadores”, completa.
Os estudos do plano abrangem o chamado Sistema Hidrográfico de Planejamento de Recursos Hídricos (SHPRH Jacutinga Ariranha) que engloba o conjunto das bacias hidrográficas, circunvizinhas à Bacia do Rio Jacutinga, que também deságuam no Rio Uruguai. Durante o encontro, os dados técnicos foram apresentados pela coordenação técnica da empresa MPB Engenharia, contratada para desenvolver o estudo.
O plano está sendo desenvolvido numa ação conjunta entre o Governo do Estado, sociedade e usuários da água, tendo o apoio fundamental e a efetiva participação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga. A MPB Engenharia é a responsável pela elaboração do plano, sob a coordenação da diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) da SDS e de uma equipe de acompanhamento composta por seus técnicos; e uma comissão da sociedade, designada pelo Pró Comitê da bacia. A SDS com o apoio do Banco Mundial, através do Projeto PRAPEM/ Microbacias 2, coordena as atividades.
Para a realização do encontro regional os organizadores contaram com o apoio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional de Concórdia e Seara.
Também estão sendo desenvolvidos, paralelamente, os Planos Estratégicos de Gestão Integrada nas Bacias Hidrográficas dos Rios Chapecó e Timbó.
Etapas do Plano Estratégico
Os trabalhos, para o desenvolvimento do plano, estão sendo realizados em três etapas. A primeira, já finalizada, visou discutir o Plano de Trabalho, o envolvimento da sociedade, a avaliação legal e institucional e a respectiva caracterização da área em estudo. A segunda etapa, em andamento, consiste no levantamento dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, para uma avaliação quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica e demandas, atuais e futuras. Na terceira e última etapa, serão definidas diretrizes, objetivos e metas para a preservação da água na bacia hidrográfica (SHPRH Jacutinga Ariranha), conforme os anseios locais.
- 10/09/2009 Fonte:MPB Engenharia - Assessoria de Imprensa |