Santa Catarina, 16 de Novembro de 2025
Notícias:
» Proágua Nacional poderá liberar US$ 2,7 milhões para a gestão hídrica em SC
Conforme avaliação do consultor do Banco Mundial, Luiz Correia Noronha, que esteve reunido com o Secretário da SDS, Sérgio Silva, o setor de Recursos Hídricos avançou notoriamente no Estado de Santa Catarina, desde 1999. “Os instrumentos de gestão hídrica atualmente estão mais definidos”, ressaltou.
Entre as prioridades do Estado, apresentadas à missão, encontram-se o apoio à manutenção e ao funcionamento dos atuais e futuros Comitês de Bacias Hidrográficas existentes e em formação; estudos e apoio a um plano de comunicação; reforço institucional para um novo organismo gestor; apoio a atividades de fiscalização; estudo de avaliação e identificação de fontes de receitas possíveis para o sistema de gestão de recursos hídricos do Estado; entre outras.
O superintendente da ANA, Paulo Lopez Verella, elogiou o esforço catarinense para sua habilitação junto ao PróÁgua Nacional, destacando que Santa Catarina foi um dos três estados que melhor atendeu a solicitação de demandas da ANA.
Os recursos do Programa serão confirmando em outubro, e se aprovados, deverão vir para Santa Catarina a partir do próximo ano, após a realização dos termos de referências pertinentes. Na primeira etapa de gestão, serão priorizados dois grupos de 12 prioridades cada, conforme a importância das necessidades. Com as atividades previstas, Santa Catarina também poderá se habilitar, numa segunda etapa, para a obtenção de recursos para projetos e obras estruturais prioritárias, ao exemplo da Barragem do Rio do Salto, em Timbé do Sul.
De acordo com o secretário Sérgio Silva, o Estado avança para um novo modelo de gestão, já em construção, que deverá ser apresentado para o próximo governo e que também contará com apoio e orientação da ANA. “Estamos avançando para criar uma estrutura modelo e satisfatória”, explicou.
Outro destaque do Estado, apontado pelos representantes da ANA, diz respeito ao sistema de informações de recursos hídricos, disponível pela SDS, através do site: www.aguas.sc.gov.br.
- 25/08/2006
[SIRHESC - Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina]
Fonte:SDS