Santa Catarina, 20 de Setembro de 2025
Notícias:
» Comitê do Rio Araranguá avança na elaboração de seu plano de bacia
Nesta segunda-feira, 13, técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) estarão reunidos com integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá para discutir o projeto de mobilização social para as etapas do plano de bacia na região e avaliar os limites de abrangência do Comitê.
"O plano da bacia do rio Araranguá permitirá que o Governo e a sociedade conheçam a situação das águas da região, em termos de qualidade e de quantidade, e identifiquem potenciais conflitos de uso, possibilitando estabelecer diretrizes e ações a fim de compatibilizar os diversos usos da água", explica o diretor de Recursos Hídricos, Edison Pereira de Lima.
O trabalho está dividido em três etapas que compreendem a elaboração de um diagnóstico dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, a identificação de cenários futuros para a gestão destes recursos e o enquadramento das águas superficiais. Esta última fase consiste na análise de estratégias de intervenção, visando à compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.
A área de abrangência do Comitê do Rio Araranguá envolve, hoje, os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Forquilhinha, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Timbé do Sul, Praia Grande, Treviso e Turvo.
Informações adicionais:
Uiara Sousa Zilli
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
DRHI
E-mail: comunicacaodrhi@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998 - 13/01/2014
[SIRHESC - Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina]
Fonte:Informações adicionais: Uiara Sousa Zilli Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável DRHI E-mail: comunicacaodrhi@sds.sc.gov.br Telefone: (48) 84258162