Santa Catarina, 21 de Setembro de 2025
Notícias:
|
» Representantes de Santa Catarina participam da abertura do XV ENCOB Foi aberto na noite de ontem (14), em Porto Alegre (RS), o XV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), organizado pelos fóruns estadual e nacional de bacias, Rede Brasileira de Organismos de Bacia (Rebob) e o Governo do Estado sede do evento. Principal evento a reunir todos os comitês instalados no País, o Encob irá ocorrer até sexta-feira (18) no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, reunindo 120 comitês de bacias brasileiras e cerca de 1,5 mil pessoas. De Santa Catarina estão presentes 73 representantes, entre membros dos 16 comitês do Estado, Consultores do Programa SC Rural e Técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
O vice-governador Beto Grill destacou em seu discurso o trabalho do Governo do Estado no desenvolvimento de ações de planejamento e reorganização nos órgãos ligados a área de Meio Ambiente. Lembrou, ainda, que de nada adianta o crescimento se não houver sustentabilidade. "É preciso crescer e desenvolver, mas neste ciclo virtuoso é indispensável que tenhamos meios de preservar o meio ambiente, principalmente os recursos hídricos, que é um bem finito", disse.
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, enalteceu o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas por meio da cooperação, o que também exige órgãos governamentais de gestão dos recursos hídricos mais fortes. Ele, no entanto, chamou a atenção para a necessidade de se repensar a implementação dos planos de bacias. Para Guillo, na medida em que os planos são concluídos, o Brasil precisa aprender as colocá-los em prática de fato, seguindo as diretrizes traçadas por documento que resulta de acordo entre os diferentes segmentos da sociedade.
O titular da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grade do Sul, Neio Lúcio Fraga Pereira, reforçou a tese de Guillo e destacou a retomada do fomento aos planos e aos comitês de bacias hidrográficas na atual gestão do Governo do Estado. "Muito foi feito nesse sentido, sendo que já investimos milhões de reais em planos de bacias e na orientação a uma ainda maior mobilização dos comitês, o que passa inclusive pela criação do comitê que ainda faltava no Estado, o do Rio Mampituba", disse.
O coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas, convocou os comitês de todo o País a aprimorar suas atividades. Já o presidente da Rede Brasileira de Organismos de Bacia (Rebob), Lupercio Ziroldo Antonio, ressaltou que os representantes dos comitês, a exemplo do que fizeram nas edições anteriores do Encob, terão uma semana de trabalho e de troca de informações que certamente ajudarão a melhorar a gestão hídrica no País.
- 15/10/2013 Fonte:Uiara Sousa Zilli Jornalista DRHI/SDS/SC Rural 48 84258162 uiarag@gmail.com www.aguas.sc.gov.br |