|
| » COMITÊ DO RIO JACUTINGA PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
No dia 20 de outubro o comitê da Bacia do Rio Jacutinga promoveu o Seminário de Recursos Hídricos: da pesquisa à ação para a gestão eficiente da água, como parte da programação do Concórdia Ambiental. Os objetivos do evento foram de oportunizar a apresentação de pesquisas executadas na área de atuação do comitê sobre recursos hídricos como também projetos e ações que estão sendo executadas visando a gestão integrada da água superficial e subterrânea. Na oportunidade o comitê fez o lançamento de um vídeo educativo que mostra a importância de se conservar a qualidade da água, cuja tarefa é de responsabilidade de todos.
Várias instituições apresentaram seus trabalhos com destaque para a Epagri, Embrapa, Associação Queimados Vivo, Comitê Jacutinga, Consórcio Lambari e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Para o presidente do Comitê Jacutinga, engenheiro agrônomo Vilmar Comassetto, os trabalhos apresentados demonstraram que o maior problema em relação á água na bacia é quanto a sua qualidade, que apresenta problemas, especialmente quando se trata de seu fornecimento para o consumo humano e animal. E isso tem levado muitos usuários a perfurar poços profundos a fim de captar água com melhor qualidade. Para Comassetto isso é preocupante, pois o Comitê considera a água subterrânea como estratégica e todos os esforços devem ser no sentido de recuperar a qualidade da água superficial para diminuir a pressão sobre a água subterrânea. Para tanto, uma das ações do comitê é a execução de projeto que busca diagnosticar todos os poços da bacia, sua localização e qualidade da água. Com os resultados espera-se apontar propostas efetivas de proteção dos poços e da água subterrânea.
Nas apresentações o publico presente pode observar que muitas outras ações estão sendo executas para a recuperação e proteção da água superficial de nascentes e rios. Como ações se destacam a recomposição da mata ciliar de rios, implantação de sistemas de tratamento de água através de sistema de filtração lenta que utiliza apenas areia e pedra brita disposta em camada que reduz em cerca de 98% os níveis de contaminação, especialmente coliformes.
- 25/10/2011
Fonte:Comitê Jacutinga
|